Não se engane pelo título. Clube da Luta vai além de marmanjos se esmurrando, e traz em seu roteiro subversivo um pouco de controvérsia para discussão. O filme apresenta um homem (Edward Norton) financeiramente bem-sucedido, mas que não consegue encontrar a felicidade. Para preencher seu desgosto, ele compra tudo o que vê pela frente – uma crítica ao consumismo americano – e frequenta grupos de apoio como os Alcoólicos Anônimos, mesmo não tendo nenhum problema com bebida. Sua vida muda quando ele conhece Tyler Durden (Brad Pitt), sujeito com um estilo de vida completamente diferente do seu. Após algumas cervejas, eles trocam socos e descobrem que o melhor tipo de autoajuda é a autodestruição! Criam, então, o secreto Clube da Luta, onde os integrantes se reúnem para lutar apenas por esporte. O problema é que a ideia acaba dando certo demais e ganha proporções enormes, pois surge um “clube da luta” em cada cidade do país. Quando você menos espera, o filme está criticando o estilo de vida americano, as consequências do capitalismo selvagem, o terrorismo, a intervenção urbana... E você se pergunta: “espera aí, não era um filme sobre luta?”. Poucas vezes um estúdio hollywoodiano se arrisca a produzir um filme com tanto conteúdo polêmico e subversivo como em Clube da Luta. É diversão com reflexão. Assista!
Em seu segundo ano, o CQC continua produzindo humor inteligente na televisão aberta brasileira. Liderado pelo polivalente Marcelo Tas (que já fez o imortal repórter Ernesto Varela e o professor Tibúrcio), o programa mistura jornalismo e humor com muita acidez, deixando seus entrevistados em situações constrangedoras. Seu alvo principal são os políticos, como Tas sempre deixa claro cada vez que conclui o programa: “Eles estão à solta, mas nós estamos de olho”. A máxima fica evidente em quadros como o Proteste Já – em que a população denuncia problemas na sociedade – e o extinto Em Foco – em que um integrante (disfarçado de marqueteiro) revela como as entrevistas com políticos podem ser forjadas, transformando discursos prontos em respostas. O formato original do programa é argentino, e há versões no Chile, na Espanha e na Itália. Completam a equipe os jornalistas/atores/humoristas Rafinha Bastos, Marco Luque, Rafael Cortez, Danilo Gentili, Felipe Andreoli e Oscar Filho. Divirta-se!
CQC – Custe o que custar
Segunda-feira: 22h15
Sábado: 23h45
Canal: Band
Av. Ermano Marchetti, 576 (Lapa), R. Desembargador Bandeira de Mello, 468 (Sto. Amaro), R. Sabbado D’Angelo, 2040 (Itaquera)
São Paulo (SP) – Telefone : (11) 2145-7654
Redação: Leonardo Vinícius Jorge - Design: Brasil Multimídia
E-mail: cursinho@cursinhodapoli.org.br - Site: www.cursinhodapoli.org.br