Dicas dos ProfessoresProfessor Leão – Biologia

A cada edição, um professor do Cursinho da Poli fará comentários e dará dicas de como estudar em sua respectiva disciplina.

A nomenclatura científica, a interdisciplinaridade, as formas de estudo características da disciplina e a gripe suína foram alguns dos temas que apareceram nas sugestões do professor Eduardo Leão. Confira!

Professor Leão

“Quero estudar Biologia, mas são muitos nomes! Como eu faço?”

Sim, são muitos nomes, e isso dificulta um pouco. É verdade! Mas não deixe que isso ofusque uma disciplina tão bonita, que investiga tantos processos, eventos e interações importantes. A nomenclatura na Biologia deve ser encarada com naturalidade, como você já faz em tudo na vida. Perceba que você sabe o nome de cada coisa cotidiana: lápis, borracha, caderno, Coca-cola, ônibus, moto etc. Você aprendeu tudo isso por contato, convívio... Então, estude a Biologia para entender as relações, os processos, as razões e consequências; e os nomes se gravarão com o tempo.

Esforce-se para não deixar presas à lousa as disciplinas que você aprende no Cursinho. Quando arrumar as suas coisas e for embora, leve-as consigo! Se você aprendeu que o verbo “ir” rege a preposição “a”, pare de ir no cinema, no médico e no banheiro e comece a ir a esses lugares, porque isso acaba, por autopoliciamento, se incorporando à sua linguagem. Da mesma maneira, com o que aprende em Biologia, você pode lembrar sempre por que você usa oxigênio, por que você come, como é o seu ciclo menstrual (ou o de sua parceira) etc. Isto o ajudará a enxergar a disciplina de maneira menos árida.

Enem

Em relação ao novo Enem e aos novos formatos dos vestibulares, preocupe-se em encadear raciocínios a partir de teorias de sala, e não apenas reproduzir conteúdos particulares. Explico-me. Um de nós, professores de Biologia do CP (Futema, Fábio, Danilo, Luiz Alexandre e eu), ensina sobre a digestão, enquanto outro ensina sobre a liberação de energia. Cabe a você relacionar as coisas diante de uma pergunta de vestibular. Fazendo links entre diferentes aulas dos diferentes professores, você é capaz de concluir que, ao passar por seus pulmões, seu sangue desprende CO2 e absorve O2. E, ao passar pelo seu intestino, absorve glicose – que, ao ser quebrada com a utilização do oxigênio dentro das células, libera a energia necessária para a manutenção da vida.

Outra coisa importante é o uso de imagens. Acostume-se a observar todas as imagens de sua apostila e a enxergar os detalhes ali contidos. Interprete o desenho ou foto e, se não o entender, tire suas dúvidas com o professor ou com o plantonista. Entendido isto, você não o esquecerá mais. Caso seja necessário, faça desenhos repetidas vezes. Da primeira vez, você não se lembrará de algumas coisas; depois não se lembrará de uma; depois confundirá algumas; e, quando finalmente o desenho sair, você não o esquecerá mais! Até hoje me lembro dos desenhos que fiz para entender os eventos ocorridos durante o processo de divisão celular.

Pesquisar os vestibulares de anos anteriores

Existe uma lógica na maioria dos processos biológicos, e entendê-la evita que fiquemos decorando coisas. Isto não é uma lei, não serve a todos; mas ajuda a muitos. Por fim, faça exercícios. Muitos! Tantos quanto for possível. Eles também ensinam, e quanto maior a quantidade e a variedade de exercícios feitos, maior a chance de você se deparar no dia da prova com algo que já viu.

“O quê? Isso acontece?!”. Sim, acontece! Você encontra, entre diferentes provas em diferentes anos, questões que exibem similaridade de graduação variada. Além disso, temos ganhos práticos. Por exemplo: ao responder a questões nas quais se pede a incorreta, você tem que entrar em contato com quatro certas. Além disso, respondendo ao maior número de questões, ao errar e corrigir seus erros, você vai arquivando as informações de maneira mais vivencial, mais prática.

Mantenha-se atualizado!

Diariamente, todos nós, professores e vestibulandos, temos de ficar a par do que acontece ao nosso redor. Para isso, temos de ler jornais e revistas, assistir a telejornais etc. Se você não passou os últimos meses em Marte, deve saber que este ano estamos comemorando os 200 anos do nascimento de Darwin. Então, espere questões de evolução nas provas. Além disso, estamos enfrentando uma epidemia viral com grau 5 (do total de 6) de periculosidade, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), causada pelo Influenza A-H1N1, o vírus da “gripe suína”.

Esse vírus é resultante da mutação de outros tipos de vírus que podem coexistir nos suínos (Influenzas humano, aviário e porcino). Devemos esperar questões específicas sobre esse novíssimo vírus? Esperar, talvez – afinal, o seguro morreu de velho... –; mas pense comigo: como perguntar sobre algo que está sendo desvendado agora? O que devemos esperar é o uso dessa notícia importantíssima e atual em textos para abordagem de temas clássicos, como as mutações num contexto amplo e a replicação viral no seu sentido mais geral.

Bom, essas são algumas das muitas coisas que eu queria transmitir e nem sempre tenho tempo de fazê-lo em aula – além do que eu não dou aula para todos os leitores do Vox. Fora isso, é importante que você descanse e se mantenha calmo (na medida do possível) no período de provas.

Um bom ano para nós! Sucesso, e fique com Deus!
Professor Leão

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