A cada edição, um professor do Cursinho da Poli faz comentários e dá dicas de como estudar em sua respectiva disciplina.
Nesta edição, a professora Lúcia Helena lembra os candidatos que as regras de pontuação da língua inglesa são muito semelhantes às da língua portuguesa, e sugere que os primeiros elementos a interpretar na prova são as informações visuais e o título, que levam diretamente ao assunto em questão.
A professora lembra também que, a partir deste ano, a prova de Inglês da Fuvest acontece nas duas fases. Confira:
Nos principais vestibulares do país, a língua inglesa é avaliada, na maioria dos casos, por meio de interpretação de textos. Os temas mais abordados são: ciência, tecnologia, saúde e atualidades. Portanto, fique atento ao que está acontecendo, principalmente nos meses de junho a agosto.
Para uma boa interpretação dos textos, devemos seguir os seguintes passos:
1º) Interpretar os elementos visuais – figuras, fotos, gráficos, mapas, diagramas etc. – é o modo mais fácil de começar.
2º) Leia o título, a fonte e a data da publicação. Com esses elementos, o candidato já consegue identificar o assunto e associar o vocabulário que conhece sobre o tema. Isso agiliza a dedução dos vocábulos desconhecidos – você já está acostumado a fazer isso nas provas de Literatura.
3º) Comece a ler o texto calmamente, lembrando que há vários cognatos verdadeiros, ou seja, palavras parecidas com o português que têm o mesmo significado no inglês, além de várias palavras já vistas durante seus estudos. Observe que, se você tiver conhecimento do assunto tratado, fica mais fácil inferir o significado das palavras desconhecidas. Portanto, leia bastante.
4º) Use a pontuação a seu favor. As regras são quase as mesmas no inglês e no português.
Quanto ao vestibular da Fuvest, pelas informações constantes do manual do candidato e por dados da própria instituição, o inglês passará a fazer parte da segunda fase, que é escrita. Cogita-se que a prova possa ser elaborada nos moldes da Unicamp, mas temos que esperar por informações mais detalhadas, que serão fornecidas em breve.
Uma boa prova a todos!
Beijos,
Lúcia Helena M. Souza.
Av. Ermano Marchetti, 576 (Lapa), R. Desembargador Bandeira de Mello, 468 (Sto. Amaro), R. Sabbado D’Angelo, 2040 (Itaquera)
São Paulo (SP) – Telefone : (11) 2145-7654
Redação: Leonardo Vinícius Jorge - Design: Brasil Multimídia
E-mail: cursinho@cursinhodapoli.org.br - Site: www.cursinhodapoli.org.br