DICA DOS PROFESSORES: Professora Lúcia Helena - Inglês

A cada edição, um professor do Cursinho da Poli faz comentários e dá dicas de como estudar em sua respectiva disciplina.

Show dos Alunos

Nesta edição, a professora Lúcia Helena lembra os candidatos que as regras de pontuação da língua inglesa são muito semelhantes às da língua portuguesa, e sugere que os primeiros elementos a interpretar na prova são as informações visuais e o título, que levam diretamente ao assunto em questão.

A professora lembra também que, a partir deste ano, a prova de Inglês da Fuvest acontece nas duas fases. Confira:



Nos principais vestibulares do país, a língua inglesa é avaliada, na maioria dos casos, por meio de interpretação de textos. Os temas mais abordados são: ciência, tecnologia, saúde e atualidades. Portanto, fique atento ao que está acontecendo, principalmente nos meses de junho a agosto.

Para uma boa interpretação dos textos, devemos seguir os seguintes passos:

1º) Interpretar os elementos visuais – figuras, fotos, gráficos, mapas, diagramas etc. – é o modo mais fácil de começar.

2º) Leia o título, a fonte e a data da publicação. Com esses elementos, o candidato já consegue identificar o assunto e associar o vocabulário que conhece sobre o tema. Isso agiliza a dedução dos vocábulos desconhecidos – você já está acostumado a fazer isso nas provas de Literatura.

3º) Comece a ler o texto calmamente, lembrando que há vários cognatos verdadeiros, ou seja, palavras parecidas com o português que têm o mesmo significado no inglês, além de várias palavras já vistas durante seus estudos. Observe que, se você tiver conhecimento do assunto tratado, fica mais fácil inferir o significado das palavras desconhecidas. Portanto, leia bastante.

4º) Use a pontuação a seu favor. As regras são quase as mesmas no inglês e no português.

Quanto ao vestibular da Fuvest, pelas informações constantes do manual do candidato e por dados da própria instituição, o inglês passará a fazer parte da segunda fase, que é escrita. Cogita-se que a prova possa ser elaborada nos moldes da Unicamp, mas temos que esperar por informações mais detalhadas, que serão fornecidas em breve.

Uma boa prova a todos!

Beijos,
Lúcia Helena M. Souza.

topo

Cursinho da Poli 20 Anos

Av. Ermano Marchetti, 576 (Lapa), R. Desembargador Bandeira de Mello, 468 (Sto. Amaro), R. Sabbado D’Angelo, 2040 (Itaquera)
São Paulo (SP) – Telefone : (11) 2145-7654

Redação: Leonardo Vinícius Jorge - Design: Brasil Multimídia
E-mail: cursinho@cursinhodapoli.org.br - Site: www.cursinhodapoli.org.br