Que o número de pessoas interessadas em entrar em universidades públicas supera com folga a quantidade de vagas disponíveis não é novidade alguma. Principalmente nos casos da Universidade de São Paulo e da Universidade Estadual de Campinas. Para se ter uma ideia, a Fuvest – que seleciona candidatos para a USP – recebeu em 2008 cerca de 138 mil inscrições para pouco mais de 10 mil vagas; e a Unicamp tinha 3.434 vagas para mais de 49 mil inscritos no vestibular 2009.
Essas duas universidades estaduais são tão visadas que muitos vestibulandos acabam deixando de participar do processo seletivo das três universidades federais paulistas, todas de altíssima qualidade: a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e a UFABC (Universidade Federal do ABC). Além dessas três opções, quem quer estudar numa instituição pública federal também pode optar pelo IFSP – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo –, antigo CEFET (Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo).
Conheça as Federais
A Unifesp tem campi na capital, na Baixada Santista e nas cidades de Guarulhos, Diadema e São José dos Campos. Dos 26 cursos que oferece, 19 vão utilizar o Enem como fase única, e sete terão duas fases obrigatórias (Engenharia Química, Letras, Ciências Biológicas – Modalidade Médica, Enfermagem, Fonoaudiologia e Medicina). As inscrições para a primeira fase foram encerradas junto com o Enem, mas as da segunda fase podem ser feitas até o dia 30 de setembro. Para conhecer os cursos de graduação, clique aqui.
A UFSCar possui campi em Sorocaba, Araras e São Carlos. As inscrições para seu vestibular também se encerram no dia 30 de setembro, e o resultado do Enem vai compor 50% da nota final. Além dos cursos presenciais, a Federal de São Carlos também oferece cursos a distância.
A UFABC possui campi em Santo André e São Bernardo.
Por utilizar o Enem a partir deste ano como fase única de seleção, as inscrições estão encerradas.
Confira aqui a lista de cursos oferecidos pela universidade.
O estado de São Paulo também conta com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, o IFSP – antigo CEFET. Além da capital, o IFSP tem unidades em Cubatão, Sertãozinho, Guarulhos, Caraguatatuba, São João da Boa Vista, Bragança Paulista, Salto, São Roque, São Carlos e Campos do Jordão. Vinculado diretamente ao Ministério da Educação, o Instituto Federal oferece cursos de Engenharia, Tecnologia e Licenciatura, além de cursos técnicos e o Ensino Médio. Veja aqui a lista de cursos oferecidos pelo IFSP.
Com a mudança do formato do Enem, que foi adotado como exame seletivo pelas universidades federais, essas instituições passaram a receber mais atenção dos estudantes. Francisco Adécio Júnior, por exemplo, foi aluno do Cursinho da Poli em 2008 e entrou na Unifesp para o curso de Filosofia. Enquanto muitos de seus colegas visavam apenas à USP, Júnior sempre considerou a Universidade Federal de São Paulo como sua prioridade. “O campus de Guarulhos é novo, e a ideia de participar da formação da universidade me entusiasmava”.
A Federal de São Paulo também é o objetivo da aluna Gleica Graciel. “Meu sonho nem é fazer Medicina na USP, quero Medicina na Unifesp”, decreta. Em outros casos, as universidades federais podem ser um “plano B” para estudantes que queiram fazer mais de um vestibular, como a aluna Graziella Lacerda de Souza, que prestará os exames da Fuvest e da Unifesp. Portanto, aproveite que o Enem se tornou o exame das universidades federais e confira se alguma dessas instituições oferece o curso superior de seu interesse.
topoAv. Ermano Marchetti, 576 (Lapa), R. Desembargador Bandeira de Mello, 468 (Sto. Amaro), R. Sabbado D'Angelo, 2040 (Itaquera)
São Paulo (SP) – Telefone : (11) 2145-7654
Redação: Leonardo Vinícius Jorge - Design: Brasil Multimídia
E-mail: cursinho@cursinhodapoli.org.br - Site: www.cursinhodapoli.org.br