SEÇÃO EX-ALUNO: MAURO BARROSNesta nova seção, o Vox conversa com ex-alunos do Cursinho da Poli para saber que caminhos tomaram após ingressarem nas universidades

Mauro Barros

Mauro Barros da Silva sente saudade do Cursinho da Poli. Ainda mais agora, que está bem longe: mora na cidade de Boston, nos Estados Unidos!

Aluno do CP em 2003, Mauro precisou trancar o curso de Ciências Biológicas na Universidade Vale do Rio Doce, em Governador Valadares (MG), ao receber uma proposta de trabalho nos EUA. Mas, assim que voltar, pretende formar-se em Física, sua grande paixão, que adquiriu ao conhecer os professores do Cursinho da Poli.

O que o levou a fazer um cursinho e porque escolheu o Cursinho da Poli?

Na época, uma amiga comentou comigo seu entusiasmo em estudar no Cursinho da Poli pela seriedade das pessoas envolvidas. Me interessei e procurei saber mais; foi então que tive relatos de experiências extraordinárias.

De quais professores você se lembra, quais o marcaram? Gostaria de deixar algum recado para algum professor?

Que bacana ter a oportunidade de abraçá-los! Professores Giba, Bassam, Futema (o “Turminha”!), professor Décio. A todos os outros de quem me esqueci no momento, peço-lhes sinceras desculpas. Gostaria de deixar um recado aos professores:

Bassam: Fico feliz de ter a oportunidade de dizer que você realmente faz a diferença! Sua eloquência, sabedoria, entusiasmo, tudo isso faz de nossas aulas um espetáculo inesquecível. Com suas técnicas impressionantes, você nos ensinava Física de forma clara, paciente e eficiente. Parabéns e muito obrigado!

Ao professor Giba, “Bonecão de Olinda” (como era chamado pelos alunos esse gigante das aulas de Física), dedico meu amor por sua disciplina. Certa vez, numa conversa, perguntei-lhe o que achava da minha decisão de estudar Física, pois pensava que não havia muito espaço para físicos no Brasil, e ele respondeu: “Existem físicos e Físicos. É possível você se tornar um grande Físico”. Aquelas palavras permanecem em minha mente até hoje. Sempre que leio o meu livro de cabeceira – O universo numa casca de noz, de Stephen Hawking –, me lembro do professor Giba. Professor, obrigado pelo esforço que eu sei que você faz para levar adiante esse megaprojeto de inclusão social que é o Cursinho da Poli. Eu testemunhei os benefícios que ele pode trazer para um cidadão que realmente quer estudar.

De que forma o Cursinho da Poli foi importante para você?

Aprendi que o sonho de estudar não se realiza se não quisermos. Me tornei muito mais consciente do universo ao meu redor, que necessita urgentemente de mudanças. E de que é possível pensar num Brasil de filhos educados, de filhos livres da exclusão social. Como dizia Charles Chaplin, “que os vossos esforços desafiem as impossibilidades; lembrai-vos de que as grandes proezas do homem foram conquistadas do que parecia impossível”.

*Se você é ex-aluno do Cursinho da Poli, envie um e-mail para cursinho@cursinhodapoli.org.br para participar desta seção

**As informações contidas nas respostas do entrevistado não traduzem necessariamente a opinião do Vox. topo

Cursinho da Poli 20 Anos

Av. Ermano Marchetti, 576 (Lapa), R. Desembargador Bandeira de Mello, 468 (Sto. Amaro), R. Sabbado D’Angelo, 2040 (Itaquera)
São Paulo (SP) – Telefone : (11) 2145-7654

Redação: Leonardo Vinícius Jorge - Design: Brasil Multimídia
E-mail: cursinho@cursinhodapoli.org.br - Site: www.cursinhodapoli.org.br