No dia 26 de setembro de 2009, uma semana antes da prova do Enem – que acabou sendo adiada –, o diretor do Cursinho da Poli, Gilberto Alvarez Giusepone Jr., ministrou uma palestra para os alunos dos cursinhos pré-vestibulares da UNEafro, uma organização militante da causa negra que luta também em defesa da diversidade sexual, pela causa das mulheres e pelo fim da desigualdade social.
O professor Giba apresentou a mais de 700 estudantes as características do novo Exame Nacional do Ensino Médio, mostrando sua nova importância e as vantagens de se fazer a prova, além de dar dicas e orientações de estudo sobre seu conteúdo. Mesmo com o adiamento do Enem para dezembro, o encontro foi muito importante, pois motivou os jovens presentes e reforçou as parcerias entre as instituições educativas e culturais que trabalham com público de baixa renda. “A vinda do professor Giba foi essencial para estreitarmos a relação entre o Cursinho da Poli e a Uneafro, porque os cursinhos pré-vestibulares alternativos precisam estar em sintonia, já que acreditamos na transformação da sociedade por meio da educação”, comentou Heber Fagundes, diretor da UNEafro.
A palestra do professor Giba fez parte do primeiro grande Encontro Estadual de Núcleos, realizado no Auditório do Sindicato dos Químicos de São Paulo. A UNEafro Brasil é um movimento que se organiza em núcleos que atuam na área educativa, cultural e esportiva, lutando por ações afirmativas dirigidas a grupos historicamente injustiçados. Conheça mais sobre seu trabalho no site www.uneafrobrasil.org.
topoAv. Ermano Marchetti, 576 (Lapa), R. Desembargador Bandeira de Mello, 468 (Sto. Amaro), R. Sabbado D’Angelo, 2040 (Itaquera)
São Paulo (SP) – Telefone : (11) 2145-7654
Redação: Leonardo Vinícius Jorge - Design: Brasil Multimídia
E-mail: cursinho@cursinhodapoli.org.br - Site: www.cursinhodapoli.org.br