Para um estudante em busca da realização do sonho de entrar numa universidade, estudar em uma das três unidades do Cursinho da Poli não é a única forma de ter contato com seus professores, seu projeto pedagógico e seu material didático. Com a proposta de alcançar cada vez mais pré-vestibulandos e transformá-los em pré-universitários, o Cursinho da Poli desenvolveu novos meios para que pontes sejam construídas entre o seu Sistema de Ensino e os jovens de escolas públicas e particulares.
Cursos criados pela coordenação pedagógica do CP podem orientar colégios a respeito de como trabalhar com foco em vestibulares e exames – é o caso, por exemplo, do Curso Enem, voltado especificamente para o exame nacional que avalia o desempenho dos alunos do Ensino Médio. Já os Simulados desenvolvidos por uma equipe de professores do CP apresentam uma série de questões baseadas nos vestibulares da Fuvest e da Unicamp. Outros exemplos são os Módulos de Matemática, Português e Ciências, que abordam os conceitos iniciais das disciplinas, e o curso Oficina da Palavra, que apresenta os gêneros “narração”, “carta argumentativa” e “dissertação” de forma antenada às propostas de redação dos vestibulares.
Para orientar os alunos de escolas públicas e privadas sobre as principais provas do país, a coordenação pedagógica do Cursinho também realiza palestras, levando informações e apresentando as características dos exames seletivos das universidades. Estudantes do segundo e do terceiro anos do Ensino Médio de instituições educacionais de renome, como os Colégios Passionistas Santa Gema e Santa Luzia, o Colégio Marista Arquidiocesano, o Colégio SAA e o Colégio Santa Amália, já receberam as palestras do Cursinho da Poli.
Material didático
Os colégios têm ainda uma outra forma de levar o Sistema de Ensino do Cursinho da Poli aos seus alunos: adotando o material didático criado pelo próprio CP. Concebido de acordo com a proposta de transformar os vestibulandos em pré-universitários – inserindo-os no universo da cultura e estimulando ações que os tornem cidadãos conscientes de sua importância na sociedade em que vivem –, o material recebe a supervisão de pesquisadores da USP e de profissionais da produção editorial.
Colégios de cidades como Ribeirão Preto, Avaré, Sorocaba, Ourinhos, Itu, Piracicaba e Araraquara já adotam o material didático do Cursinho da Poli. Ao todo, são mais de quinze instituições de ensino, distribuídas em todo o estado de São Paulo, utilizando o Sistema de Ensino do CP. Como resultado, tiveram ótimos resultados no Exame Nacional do Ensino Médio do ano passado. Foi o caso do Colégio Sedes Sapientiae, localizado na cidade de Santos, que utiliza o material didático do Cursinho desde 2003. No Enem 2007, o colégio registrou média de 61,7 pontos, ficando dez pontos acima da média nacional (51,27).
Eduardo Vianna Jr., diretor administrativo do Sedes Sapientiae, explica que foi após conhecer o material didático do Cursinho da Poli que o colégio criou atividades de cursinho pré-vestibular para seus alunos: “Todo material que encontramos até então estava focado na memorização, no conteudismo puro, sem se preocupar com a conquista do conhecimento de forma natural, respeitando o processo de aprendizagem em que acreditamos”.
Para conhecer mais sobre o Sistema de Ensino do Cursinho da Poli, incluindo o material didático e curso específicos, ou agendar palestras nas escolas, basta ligar para (11) 2145-7676, acessar o site do CP (www.cursinhodapoli.org.br) ou enviar e-mail para material@cursinhodapoli.org.br .
topoAv. Ermano Marchetti, 576 (Lapa), R. São Benedito, 245 (Sto. Amaro), R. Sabbado D’Angelo, 2040 (Itaquera) – São Paulo (SP) – Telefone : (11) 2145-7654
Redação: Leonardo Vinícius Jorge - Design: Brasil Multimídia
E-mail: cursinho@cursinhodapoli.org.br - Site: www.cursinhodapoli.org.br