Uma das metas do Cursinho da Poli é a inclusão social, e isso exige várias ações: além de levar educação e conhecimento escolar aos jovens de baixa renda, também é preciso oferecer-lhes cursos de capacitação profissional, proporcionar-lhes um contato mais estreito com a cultura (tanto ativa como passivamente) e adaptar a infra-estrutura predial para deficientes físicos, como forma de garantir o atendimento a todos.
Para se aproximar ao máximo desse difícil objetivo, desde 2001 o Cursinho procura construir parcerias com instituições e entidades engajadas na mesma busca, fornecendo bolsas integrais ou parciais para pessoas em situação de vulnerabilidade social (leia aqui). Nos anos de 2005 e 2006, o CP foi entidade-âncora do Consórcio Social Juventude Sampa, programa do Ministério do Trabalho e Emprego que visava à capacitação profissional de 2.000 jovens de baixa renda.
O Cursinho da Poli também sediou o programa Capacita Sampa, da prefeitura de São Paulo. Aulas de matemática, português e computação, além de cursos profissionalizantes de gastronomia, estética e beleza, manutenção de microcomputadores e tecnologia de telecomunicações, prepararam para o mercado de trabalho cerca de 7.500 jovens que estavam desempregados.
Para este ano de 2008 e para o ano que vem, novas parcerias foram firmadas. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) realizará a partir de 2009 o Programa de Capacitação Profissional e Inclusão de Pessoas com Deficiência no Setor Bancário, e o Cursinho da Poli foi a instituição educacional escolhida para fornecer o material didático e o corpo docente.
Com apoio da prefeitura de São Paulo e da Organização Internacional do Trabalho, e sob consultoria da i.Social, mais de 500 pessoas portadoras de necessidades especiais serão selecionadas para participar do programa, que inclui os cursos Aprimoramento Educacional (para quem já tem o Ensino Médio completo) e Supletivo de Ensino Médio (para quem não concluiu os estudos). Em seguida, os aprovados participarão do curso Qualificação Técnica e já começarão a trabalhar em agências bancárias. As aulas vão acontecer na universidade UniSant’Anna. Interessados em participar do programa devem enviar e-mail para oportunidade@isocial.com.br.
A empresa alimentícia Danone também firmou parceria com o Cursinho da Poli e realizou, nos meses de julho e agosto, um curso de capacitação profissional para preparar portadores de deficiência física, auditiva e visual para o mercado de trabalho. Após aulas de língua portuguesa, língua inglesa, matemática, informática e postura profissional – com apoio de um intérprete de Libras –, alguns alunos foram selecionados para entrevistas de emprego. Confira as fotos do Curso Danone aqui.
Através de ações e parcerias como essas, mais e mais pessoas obtêm acesso à educação e à cultura, deixando de ser simples cidadãos para se tornarem agentes conscientes de sua importância na sociedade em que vivem. E, cada vez mais, aproxima-se a tão aguardada inclusão social.
topoAv. Ermano Marchetti, 576 (Lapa), R. São Benedito, 245 (Sto. Amaro), R. Sabbado D’Angelo, 2040 (Itaquera) – São Paulo (SP) – Telefone : (11) 2145-7654
Redação: Leonardo Vinícius Jorge - Design: Brasil Multimídia
E-mail: cursinho@cursinhodapoli.org.br - Site: www.cursinhodapoli.org.br