Para alguns alunos, as férias sempre significam descanso, viagens, diversão, mas, para quem está se preparando para o vestibular, as férias podem ser um período importante para um melhor desempenho no vestibular. Aí, surge a pergunta: o que fazer? Descansar e recuperar as energias para começar o segundo semestre de cabeça tranquila ou estudar, estudar e estudar?

Depende de muitos fatores, que varia de pessoa para pessoa. O mais recomendável é estudar e tirar algumas horas para descansar. Segundo Alessandra Venturi, coordenadora pedagógica do Cursinho da Poli, “O importante é que o aluno veja o recesso como um período para reorganizar sua rotina de estudos, mas não deixe de estudar. Independentemente de ter ido bem no primeiro semestre, esse é o momento de rever seu desempenho, avaliar e traçar um plano de estudos, para voltar das férias com força total”.

Para o Prof. Giba, diretor do Cursinho, o recesso pode servir para recuperar o atraso e a defasagem em alguma disciplina. “Os alunos devem aproveitar as férias para repor os estudos e acompanhar as aulas que não foram estudadas. O segundo semestre é puxado, o tempo é mais curto, e nada melhor que aproveitar o momento de folga para recuperar algum conteúdo perdido. Depois, descansar um pouco, é claro. O descanso é fundamental para aumentar a energia e pôr as ideias no lugar”.

É preciso ficar atento e saber equilibrar lazer e estudos. Estudar demais e deixar de lado o lazer e o descanso pode atrapalhar o desempenho do aluno. “É preciso reorganizar sua rotina dividindo o tempo. Os vestibulandos precisam descansar um pouco, mas também aproveitar o período de recesso para revisar o conteúdo, refazer provas antigas e recuperar a defasagem em alguma disciplina. O importante é manter o foco e não esquecer que o vestibular se aproxima”, comenta Alessandra.

Nas horas de descanso, os estudantes devem relaxar, conviver com a família e os amigos, repondo as energias para o segundo e decisivo semestre, quando acontecem os grandes vestibulares. No resto do tempo, podem rever os principais tópicos, tirar suas dúvidas no plantão e fazer exercícios de aprofundamento. Para Alessandra, o ritmo de estudos deve ser balanceado: “Conciliando descanso e estudos, o aluno consegue voltar à rotina do segundo semestre – que é o período mais intenso na preparação para o vestibular – com as ideias mais organizadas”.

Pensando nisso, o Cursinho vai disponibilizar, durante o recesso de julho, algumas salas para estudos individuais ou em grupo, e o Vestibulógico ficará aberto para orientar a organização e o planejamento dos estudos e tirar dúvidas sobre exames, cursos e universidades.  “Os alunos podem continuar frequentando o plantão de dúvidas normalmente. Haverá correção de exercícios do Estudo orientado, correção do simulado 2 e algumas aulas extras, além do atendimento de bancada. É importante que, mesmo durante as férias, os alunos continuem reservando uma parte do dia para estudar”, destaca o professor Edson Futema, de biologia.

Portanto, a grande dica é: estude muito, mas lembre-se de que também os momentos de lazer e descanso podem contribuir para melhorar seu desempenho no vestibular.


Agenda

    Curso Enem
  • Curso Enem

    20 de outubro – 14h às 20h
    21 de outubro – das 14h40 às 20h30...

  • Simulado Enem
  • Simulado Enem

    20 de outubro- Das 8h às 12h30
    21 de outubro- Das 8h às 13h30...

Notícias