Com sua proposta pedagógica de formar não apenas estudantes, mas cidadãos críticos e criativos, o Cursinho da Poli sempre esteve em sintonia com as características do Exame Nacional do Ensino Médio. Demonstração disso é o resultado obtido no Enem 2008 pelas escolas que utilizam o Sistema de Ensino do Cursinho da Poli: todas ficaram entre as 25% mais bem colocadas em seus estados.
Essa informação pode ser verificada por meio do sistema de análise criado pela revista semanal Época. Ao selecionar em qual região se localiza a escola e postar a nota que ela obteve – fornecida pelo Ministério da Educação –, o sistema mostra se ela está entre as piores do estado, se está abaixo ou acima da média, ou se está entre as 25% melhores. E todas as escolas parceiras do CP alcançaram esse ótimo resultado. Foi o caso, por exemplo, da Escola Técnica Estadual Martinho Di Ciero, de Itu, que marcou 62.25 pontos e ficou entre as 25% mais bem colocadas do estado de São Paulo.
E os bons resultados alcançados pelas instituições que utilizam o Sistema de Ensino do CP não são nenhuma novidade. Na edição de 2007 do Enem, a escola Educativa, de Ourinhos, ficou com 62.05 pontos, dez acima da média nacional. E a Etec Martinho Di Ciero ficou em primeiro lugar na cidade de Itu, 17 pontos acima da média do município. Desde 2003, a Etec utiliza o Sistema de Ensino do Cursinho para contar com a qualidade pedagógica do material didático, que visa à formação educacional conjugada à formação cidadã do aluno – conceito também compartilhado pela escola técnica.
A estrutura da unidade de Itu do Centro Paula Souza, aliás, é exemplar: rodeado de árvores e plantações, o ambiente é perfeito e convidativo para o aluno permanecer na escola. Além de um Ensino Médio de qualidade, a Martinho Di Ciero oferece cursos técnicos de agropecuária, meio ambiente, gestão da empresa rural, turismo, administração e logística, e é a única da rede a ter um hotel em suas dependências, para o curso de hotelaria. Esse diferencial é uma das razões pelas quais a instituição tem sido procurada por estudantes de diversas regiões, como fez a aluna Paula do Fanno Giancoli, que saiu da capital paulista para estudar em Itu.
Pronta para enfrentar os principais vestibulares no final do ano para o curso de Educação Física, Paula achou interessante a escola técnica usar o material didático do CP no lugar de um livro escolar para cada disciplina: "Era horrível aquela pilha de livros que carregava todo dia na escola. A apostila é mais objetiva, vai direto ao ponto e sempre relaciona o assunto com algo do cotidiano. Por exemplo, numa aula de Física, é feita uma relação com a roda gigante. Fica bem mais prático você pensar num vetor se imaginar uma roda gigante. Quem nunca viu uma roda gigante?".
Mas não foram apenas a contextualização e a interdisciplinaridade do material didático do CP que chamaram a atenção da coordenação da escola Martinho Di Ciero. Destaca-se também sua proposta editorial dinâmica, que permite uma integração com outras fontes de ensino, como os livros didáticos sugeridos pela Secretaria de Educação. "Acho o material muito bom exatamente por seu formato aberto, com sugestões de como o professor pode incrementar a aula", explica Ricardo Toledo, coordenador do Ensino Médio da Etec de Itu.
Já o aluno Evandro Pereira de Jesus precisou se adequar ao material didático ao chegar à Martinho Di Ciero: "Quando entrei aqui, foi meio impactante por conta dos exercícios de vestibular, algo que eu não tinha visto nos livros didáticos anteriormente". Porém Evandro passou por cima de diversas dificuldades e hoje é um exemplo: uma professora da escola pública em que estudava pagou a taxa da inscrição do vestibulinho para ele concorrer à vaga na Etec. Ao entrar, precisou fazer mais uma vez o primeiro ano do Ensino Médio – as escolas técnicas só aceitam alunos ingressantes nesse estágio. Hoje, no segundo ano do Ensino Médio, o aluno coordena o grupo de estudos da escola, ajudando os colegas a sanar dúvidas sobre as disciplinas.
Além do material didático do CP, escolas públicas e particulares podem adotar cursos complementares criados pelo Cursinho da Poli, como a Roda de Leitura – aulas específicas sobre as obras literárias de leitura obrigatória para a Fuvest e para a Unicamp – ou o Intensivão Novo Enem. Já o Cursinho da Poli na Escola é uma série cursos pré-vestibulares ministrados pelos professores do CP na própria instituição de ensino, com a vantagem de evitar o deslocamento dos alunos e facilitar a aprendizagem. É possível conhecer o Sistema de Ensino do CP ou agendar uma palestra gratuita sobre os principais vestibulares e sobre o Enem pelo telefone (11) 2145-7676 ou pelo e-mail material@cursinhodapoli.org.br.
topoAv. Ermano Marchetti, 576 (Lapa), R. Desembargador Bandeira de Mello, 468 (Sto. Amaro), R. Sabbado D’Angelo, 2040 (Itaquera)
São Paulo (SP) – Telefone : (11) 2145-7654
Redação: Leonardo Vinícius Jorge - Design: Brasil Multimídia
E-mail: cursinho@cursinhodapoli.org.br - Site: www.cursinhodapoli.org.br