NOVO ENEM: INSCRIÇÕES ABERTAS Você ainda tem dúvidas sobre as alterações do formato do exame?

As inscrições para o novo Enem vão até o dia 17 de julho e deverão ser feitas no endereço www.enem.inep.gov.br/inscricao Com as mudanças de seu formato, o exame será utilizado como processo seletivo por dezenas de universidades federais. Mas fica a questão: você já sabe tudo sobre as alterações do Enem propostas pelo Ministério da Educação?

No ano de sua criação, 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio teve apenas 157,2 mil inscritos. No entanto, em 2004, o Enem passou a ser a avaliação oficial do ProUni – Programa Universidade para Todos, que concede bolsas parciais e integrais em universidades particulares –, e alcançou a marca de 3 milhões de inscritos. Sua principal característica é a interdisciplinaridade e a avaliação das competências e habilidades do aluno. Ao contrário dos vestibulares tradicionais, o Enem trocou a decoreba do conteúdo técnico e do uso de fórmulas por enunciados com situações-problemas.

O ENEM PODERÁ SER APLICADO DUAS VEZES AO ANO

No começo de 2009, o ministro da Educação Fernando Haddad propôs a reformulação do Enem para torná-lo a avaliação de seleção para as universidades públicas federais. Com isso, um estudante que fez o exame em São Paulo, por exemplo, poderá se matricular numa universidade do Paraná, se alcançar a nota necessária. Além da mobilidade pelo país, o MEC espera que a unificação do Enem reestruture o currículo do Ensino Médio, sobrecarregado por tentar atender ao excesso de conteúdo do atual formato dos vestibulares tradicionais.

NO NOVO FORMATO, A PROVA TERÁ 180 QUESTÕES

Com o novo formato, a prova passou de 63 para 180 questões (inicialmente seriam 200, mas o número foi reduzido), divididas em quatro áreas: linguagens, códigos e suas tecnologias (incluindo redação); ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias.

A EDIÇÃO DESTE ANO NÃO TERÁ QUESTÕES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

Somente a partir de 2010 haverá teste de língua estrangeira. Segundo o MEC, além de esse novo formato permitir a comparação das notas de diferentes anos, suas questões vão abordar diretamente o currículo do Ensino Médio. No entanto, o novo Enem não vai cobrar detalhes específicos das disciplinas, como datas ou fórmulas. "Se nós não alterarmos isso, sinalizando para o Ensino Médio que queremos outro tipo de formação, mais voltada para a solução de problemas, vamos continuar reproduzindo conhecimento que não ajuda o Brasil a se desenvolver", justificou Haddad. O ministrou confirmou que um simulado da nova prova será divulgado até a metade de junho.

EM 2010, ESTUDANTES DE ESCOLA PÚBLICA SERÃO OBRIGADOS A FAZER A PROVA

Mas, além de sua estrutura, há ainda muitas outras novidades, como a possibilidade de o Enem ser aplicado duas vezes ao ano. Em 2010, a primeira edição já deve acontecer em março ou abril. Isso vai permitir a quem não alcançou uma boa nota tentar melhorar seu resultado e aumentar as chances de ingressar na universidade. Outra importante mudança é a confirmação da universalização do exame.

Ou seja, estudantes de Ensino Médio de escola pública serão obrigados a fazer a prova a partir do ano que vem. No entanto, os alunos que concluíram o Ensino Médio em supletivos deverão alcançar uma nota mínima já neste ano para obterem o diploma.

O MEC sugeriu às universidades quatro formas de utilizar o Enem como processo seletivo:
a) como fase única, com o sistema de seleção unificada, informatizado e on-line;
b) apenas como primeira fase;
c) combinado com o vestibular da própria instituição;
d) como fase única para as vagas remanescentes.

Das 55 universidades federais, 21 adotaram o sistema unificado de seleção – ao todo, 39 instituições vão usar o Enem de alguma forma em seus vestibulares. O site do MEC disponibiliza um mapa que informa quais instituições adotaram o Enem (clique aqui para conferir). A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior acredita que, em três anos, o processo seletivo de todas as universidades federais será feito através do sistema de seleção unificada.

A PROVA ACONTECE NOS DIAS 3 E 4 DE OUTUBRO

Inscrições: de 15/06 a 17/07 pelo endereço www.enem.inep.gov.br/inscricao
Valor: R$ 35 (alunos do Ensino Médio em escolas públicas e estudantes carentes de escolas privadas estão isentos da taxa)
Dias do exame: 03/10 (sábado), das 13h30 às 17h30, provas de ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias;
04/ 10 (domingo), das 13h30 às 18h30, provas de linguagens, códigos e suas tecnologias (inclusive redação) e de matemática e suas tecnologias
Mapa com as universidades que aderiram ao Enem: clique aqui

DEVIDO À SUA PROPOSTA PEDAGÓGICA, O CURSINHO DA POLI JÁ ESTÁ PREPARADO PARA O NOVO FORMATO DO ENEM

O Cursinho da Poli, com sua proposta pedagógica de formar não apenas estudantes, mas cidadãos críticos e criativos, sempre esteve em sintonia com as características do Enem, e já está preparado para o novo formato do exame. Se você quiser saber mais sobre o Intensivão Novo Enem criado pelo Cursinho da Poli, clique aqui.

Bons estudos!

topo

Cursinho da Poli 20 Anos

Av. Ermano Marchetti, 576 (Lapa), R. Desembargador Bandeira de Mello, 468 (Sto. Amaro), R. Sabbado D’Angelo, 2040 (Itaquera)
São Paulo (SP) – Telefone : (11) 2145-7654

Redação: Leonardo Vinícius Jorge - Design: Brasil Multimídia
E-mail: cursinho@cursinhodapoli.org.br - Site: www.cursinhodapoli.org.br