DICA DOS PROFESSORESProfessor André Guibur – Geografia

A cada edição, um professor do Cursinho da Poli faz comentários e dá dicas de como estudar em sua respectiva disciplina.

Desta vez, a crescente economia da China, alguns conceitos clássicos da Geografia e a forma como os assuntos atuais podem ser abordados pelos vestibulares receberam comentários do professor Guibur. Confira:

 

As questões de Geografia costumam exigir dos candidatos conhecimentos conceituais estudados pela disciplina. Ou seja: sempre aparecem perguntas sobre aspectos físicos do Brasil e do planeta, assim como população, urbanização e atividades econômicas. É comum que esses assuntos sejam associados a problemas ou fatos contemporâneos, como as questões ambientais. A conjuntura política e econômica internacional, envolvendo assuntos de grande repercussão – como as zonas de tensão e conflitos e características atuais da economia –, também são temas recorrentes.

A China e a economia

 André Guibur

O neoliberalismo, o consenso de Washington e o keynesianismo – conceitos de geografia econômica – podem ser valorizados nos próximos vestibulares diante da repercussão da crise financeira mundial e das iniciativas para tentar superá-la. A China tem aparecido com insistência nos últimos anos, principalmente em perguntas sobre seu modelo industrial capitalista e o crescimento da sua economia. Ao mesmo tempo, o país vem sendo muito criticado pela sua contribuição para a degradação do planeta. Pode ser uma boa lembrança para o vestibular os 20 anos do massacre na Praça Celestial, ocorrido em Pequim em 1989.

Atualidades

É comum entre os vestibulandos uma grande preocupação com o conhecimento sobre atualidades. Claro que é importante estar atualizado, mas convém reforçar que, se a prova é de Geografia, ela aborda conceitos de Geografia. Em geral, fatos ou acontecimentos recentes aparecem para serem relacionados a esses conceitos da disciplina. Mas existem, sim, vestibulares que trazem uma prova de atualidades, como ocorre na ESPM, por exemplo. Nesse caso, a preocupação se justifica: quem vai fazer uma prova dessas pode encontrar perguntas sobre fatos recentes relacionados aos mais variados assuntos, como política, economia, cultura, esporte e ciência.

 André Guibur

Desta vez, por exemplo, o vestibulando não deve se surpreender com uma questão de cartografia ou sobre a recente mudança nos fusos horários brasileiros. Muitas questões, aliás, independentemente do tema abordado, trazem mapas, gráficos ou tabelas com informações que devem ser usadas para se chegar à resolução. É importante analisar com calma essas informações e ver o que realmente se pode concluir a partir delas.

Novo Enem

Quanto ao novo Enem, os alunos devem estar atentos para a importância que os conceitos fundamentais e os temas próprios da Geografia e das demais disciplinas passarão a ter juntamente com as competências e habilidades que já faziam parte da proposta de avaliação do exame.

É fundamental que a prova seja bem elaborada e atenda à proposta anunciada. Não devemos esquecer que a educação no país não vai se tornar maravilhosa apenas com as mudanças e a ampliação do Enem. A democratização do acesso ao Ensino Superior, anunciada pelo MEC, depende da universalização do acesso à educação de boa qualidade no Ensino Fundamental e no Médio, pois estudantes mais bem preparados continuarão a obter as vagas nas melhores universidades públicas e privadas, seja com o Enem ou com vestibulares tradicionais.

Bons estudos!
Professor André Guibur

topo

Cursinho da Poli 20 Anos

Av. Ermano Marchetti, 576 (Lapa), R. Desembargador Bandeira de Mello, 468 (Sto. Amaro), R. Sabbado D’Angelo, 2040 (Itaquera)
São Paulo (SP) – Telefone : (11) 2145-7654

Redação: Leonardo Vinícius Jorge - Design: Brasil Multimídia
E-mail: cursinho@cursinhodapoli.org.br - Site: www.cursinhodapoli.org.br