Apesar de a mesmice da televisão brasileira continuar dopando o cidadão com suas programações vazias (danças no gelo, quem matou quem na novela das oito, sabonete na banheira, só para citar alguns exemplos...), um programa ou outro acaba surpreendendo – ainda bem! É o caso do Re[corte] Cultural, da TVE Brasil, que se destaca pela criatividade de seu formato experimental. Apresentado pelo ator, poeta e roteirista Michel Melamed, o programa é entrecortado por diversas entrevistas simultâneas, que se completam durante a semana. Trechos de filmes artísticos e clássicos, clipes musicais, citações poéticas e depoimentos de populares sobre obras de arte são intercalados pelas respostas dos entrevistados, tornando a apresentação uma “confusão organizada”. Artistas convidados revelam a Michel suas preferências e métodos de criação, expondo seus trabalhos para o telespectador. Assista!
Nick Naylor tem uma missão ingrata: convencer a população norte-americana a continuar consumindo um produto que mata 1200 pessoas por dia! Lobista da indústria do tabaco, Naylor (Aaron Eckhart, ótimo!) consegue sair das mais enrascadas situações com uma cara-de-pau única e argumentos (quase) convincentes. O interessante filme do diretor Jason Reitman mostra, com um humor sarcástico, os bastidores da máquina de propaganda do universo tabagista e prova que a liberdade de escolha é completamente manipulada pelos meios de comunicação e indústria cultural (Naylor paga para um executivo de Hollywood fazer um filme com Brad Pitt e Catherine Zeta-Jones fumando). Preste atenção aos divertidos diálogos entre os "mercadores da morte" (o encontro dos lobistas da indústria do álcool, das armas e do cigarro) e à filosofia de Nick Naylor: você não precisa estar certo; precisa ter um bom argumento... Confira!
Nem só de Dom Casmurro e Iracema vive um vestibulando. Para dar aquela relaxada e descansar um pouco a cabeça, cheia de tanta “oração subordinada adverbial concessiva”, “ciclopropano” e “log c (a . b) = log c a + log c b”, uma boa pedida é passar a tarde de um sábado nas fantasias das histórias em quadrinhos. A Gibiteca Henfil, localizada no Centro Cultural São Paulo, possui um acervo de 75.000 gibis, distribuídos por faixa etária e tema. Lá, o leitor encontra de tudo: desde os clássicos Mandrake e Fantasma, assim como as histórias da Turma da Mônica, que fizeram muito sucesso na década passada, até os atuais mangás – as HQs japonesas. Alguns títulos podem ser emprestados, desde que você seja cadastrado. É interessante conferir também o espaço reservado para os jogos de RPG (role-playing game), bastante freqüentado nos finais de semana. Para se matricular, é necessário ser morador da Capital ou da Grande São Paulo e se apresentar com um documento de identidade e comprovante de residência. Vá à Gibiteca. Leia!
Entre os dias 19 de outubro de 1º de novembro acontece a trigésima primeira edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, festival que reúne as principais obras cinematográficas vencedoras de prêmios internacionais. Mais de 200 produções já estão confirmadas para o evento, que tem em sua estréia o filme O Passado, novo projeto do diretor Héctor Babenco (diretor de Carandiru) com o ator mexicano Gael Garcia Bernal (que fez Babel e Diários de motocicleta). O novo filme do cultuado diretor David Lynch, O império dos sonhos, o vencedor da Palma de Ouro em Cannes (4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias) e o ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro deste ano, A vida dos outros, também estarão presentes. A trilogia de José Mojica Marins, o Zé do Caixão, terá uma sessão especial, por ter sido completada este ano. A mostra é um projeto cultural sem fins lucrativos e os ingressos estarão à venda a partir de 13 de outubro. Prestigie!
Av. Ermano Marchetti, 576 (Lapa), R. São Benedito, 245 (Sto. Amaro), R. Sabbado D’Angelo, 2040 (Itaquera) – São Paulo (SP) – Telefone : (11) 2145-7654
Redação: Leonardo Vinícius Jorge - Design: Brasil Multimídia
E-mail: cursinho@cursinhodapoli.org.br - Site: www.cursinhodapoli.org.br