Siga nosso Twitter Inscreva-se no nosso canal Em breve Em breve Ouvidoria HOME
Saiba tudo sobre o novo ENEM!
  Confira as provas do ENEM 2009:
    1º dia
    2º dia
    Gabarito
  Arquivos para download
  sobre o Novo Enem (em pdf):
    Informações
    Instruções Sistema
    Seleção Unificada
    Matriz de Referência
    Edital
  Questões-modelo   elaboradas pelo INEP:
    Ciências Humanas e suas     Tecnologias
    Matemática e suas     Tecnologias
    Ciências da natureza e     suas Tecnologias
    Linguagens, códigos e     suas Tecnologias
 
  Confira as provas do ENEM 2009:
    1º dia
    2º dia
    Gabarito
  Arquivos para download
  sobre o Novo Enem (em pdf):
    Informações
    Instruções Sistema
    Seleção Unificada
    Matriz de Referência
    Edital
  Questões-modelo   elaboradas pelo INEP:
    Ciências Humanas e suas     Tecnologias
    Matemática e suas     Tecnologias
    Ciências da natureza e     suas Tecnologias
    Linguagens, códigos e     suas Tecnologias
 
  Confira as provas do ENEM 2009:
    1º dia
    2º dia
    Gabarito
  Arquivos para download
  sobre o Novo Enem (em pdf):
    Informações
    Instruções Sistema
    Seleção Unificada
    Matriz de Referência
    Edital
  Questões-modelo   elaboradas pelo INEP:
    Ciências Humanas e suas     Tecnologias
    Matemática e suas     Tecnologias
    Ciências da natureza e     suas Tecnologias
    Linguagens, códigos e     suas Tecnologias
" A prova acontecerá nos
dias 5 e 6
de dezembro "

Às vésperas de sua aplicação, o Enem foi adiado por suspeita de fraude. Agora, a prova acontecerá nos dias 5 e 6 de dezembro. O Ministério da Educação (MEC) liberou a versão oficial do exame para consulta (baixe aqui) e utilização como simulado. Para a nova prova, o Inep (órgão responsável pela realização do Enem) já confirmou que tem um banco de perguntas prontas, e o exame está, no momento, em processo de impressão e distribuição em todo o país.

Com a mudança das datas, a maioria das universidades federais apenas adequou seu calendário, mas algumas instituições como a Universidade Federal Fluminense (UFF) desistiram do Enem, e a Fuvest e a Unicamp, dois dos principais vestibulares de São Paulo, não usarão mais o resultado do exame federal para compor bônus em seu processo seletivo. Para substituir essa bonificação, a Fuvest adotou uma nova fórmula para o Inclusp (Programa de Inclusão Social da USP): na primeira fase, o aluno recebe 1,8% de bônus a partir de 22 pontos, chegando a um total máximo de 6% a mais na nota final. Recomendamos verificar no site das universidades se houve alguma alteração nas datas das provas.

O número de cursos disponíveis para a escolha do novo Sistema de Seleção Unificada, das universidades federais, também mudou: antes, o candidato poderia optar por inscrever-se em até cinco cursos e em cinco universidades; agora, são apenas três cursos. Segundo o MEC, a redução agilizará o preenchimento das vagas disponíveis. A data do resultado final das provas ainda não foi definida, mas deve ser em fevereiro de 2010.

O Cursinho da Poli recomenda aos candidatos que aproveitem essa nova data do exame para aprofundar os estudos. Em entrevista ao jornal televisivo SPTV, da Rede Globo, o diretor do Cursinho da Poli, professor Giba, também sugeriu que os estudantes usem a versão oficial, disponibilizada pelo MEC, como um simulado. Assista:

História do Enem

No ano de sua criação, 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio teve apenas 157,2 mil inscritos. No entanto, em 2004, o Enem passou a ser a avaliação oficial do ProUni - Programa Universidade para Todos, que concede bolsas parciais e integrais em universidades particulares - e alcançou a marca de 3 milhões de inscritos. Suas principais características são a interdisciplinaridade e a avaliação das competências e habilidades do aluno. Ao contrário dos vestibulares tradicionais, o Enem trocou a decoreba do conteúdo técnico e do uso de fórmulas por enunciados com situações-problema.

" Um estudante que faz o exame em São Paulo, por exemplo, poderá se matricular numa universidade do Paraná "

No começo de 2009, o Ministro da Educação, Fernando Haddad, propôs a reformulação do Enem para torná-lo a avaliação de seleção para as universidades públicas federais. Com isso, um estudante que faz o exame em São Paulo, por exemplo, poderá se matricular numa universidade do Paraná, se alcançar a nota necessária. Além da mobilidade pelo país, o MEC espera que a unificação do Enem reestruture o currículo do Ensino Médio, sobrecarregado por tentar atender ao excesso de conteúdo do atual formato dos vestibulares.

No novo formato, a prova passou de 63 para 180 questões (inicialmente seriam 200, mas o número foi reduzido), divididas em quatro áreas: linguagens, códigos e suas tecnologias (incluindo redação), ciências humanas e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. Só a partir de 2010 haverá teste de língua estrangeira. Segundo o MEC, além de esse novo formato permitir a comparação das notas de diferentes anos, suas questões vão abordar diretamente o currículo do Ensino Médio. No entanto, o novo Enem não vai cobrar detalhes específicos das disciplinas como datas ou fórmulas. "Se nós não mudarmos isso, sinalizando para o Ensino Médio que queremos outro tipo de formação, mais voltada para a resolução de problemas, vamos continuar reproduzindo conhecimento que não ajuda o Brasil a se desenvolver", justificou Haddad.

Mas, além de sua estrutura, há ainda muitas novidades, como a possibilidade de o Enem ser aplicado duas vezes ao ano. Isso vai permitir a quem não alcançou uma boa nota tentar melhorar seu resultado e aumentar as chances de ingressar na universidade. Outra importante mudança é a confirmação da universalização do exame. Ou seja, a partir do ano que vem, os estudantes de Ensino Médio de escola pública serão obrigados a fazer a prova. O Enem também substituirá o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), avaliação que concede o certificado de Conclusão do Ensino Médio a adultos que não tiveram acesso ou não completaram seus estudos de ensino regular na idade adequada.

O MEC sugeriu às universidades quatro formas de usar o Enem como processo seletivo:

a) como fase única, com o Sistema de Seleção Unificada, informatizado e on-line;
b) apenas como primeira fase;
c) combinado com o vestibular da própria instituição;
d) como fase única para as vagas remanescentes.

No site do MEC, há um mapa que informa quais instituições adotaram o Enem (clique aqui para conferir). A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior acredita que, em três anos, o processo seletivo de todas as universidades federais será feito através do Sistema de Seleção Unificada.

Nesse Sistema, informatizado e on-line, as universidades divulgam o número de vagas para cada curso, e o candidato - já com o resultado do Enem - escolhe cinco cursos ou instituições (por conta da mudança da data da prova, este ano o candidato poderá escolher apenas 3 cursos ou instituições). O Sistema só é válido para as universidades que usarão o Enem como única prova.

" O Cursinho da Poli sempre esteve em sintonia com as características do Enem e já está preparado para o novo formato do exame "

Para reforçar sua preparação para o novo Enem, os alunos do Cursinho da Poli terão, entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro, uma revisão intensa, com a resolução do simulado oficial do MEC, da prova oficial cancelada e do simulado Novo Enem, elaborado pelo CP. Por sua proposta pedagógica de formar não só estudantes, mas cidadãos críticos e criativos, o Cursinho da Poli sempre esteve em sintonia com as características do Enem e já está preparado para o novo formato do exame. Para saber mais sobre o Curso Novo Enem, criado pelo Cursinho da Poli, clique aqui.

Prepare-se para a prova e bons estudos!

Mais Informações

Dia do exame:
5/12 (sábado), das 13h às 17h30 - ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias
6/12 (domingo), das 13h às 18h30 - linguagens, códigos e suas tecnologias (inclusive redação) e matemática e suas tecnologias

Mapa com as universidades que aderiram ao Enem: clique aqui

Perguntas frequentes (segundo o MEC): clique aqui

Prova oficial disponibilizada pelo MEC: clique aqui

Informações sobre o Curso Enem, do Cursinho da Poli: clique aqui

Outras informações podem ser obtidas no site do Inep, pelo telefone 0800-616161, das 8h às 20h, ou pelo e-mail faleconosco@inep.gov.br

Leia nota oficial do Inep sobre a mudança na data de realização do Enem

Leia nota oficial sobre o vestibular da Unicamp 2010

Leia nota oficial sobre o vestibular da UNIFESP 2010

CENTRAL DE ATENDIMENTO: (11) 2145-7654 Unidades Cursinho da Poli: Zona Leste Lapa Santo Amaro