Palestra sobre as Mudanças no Vestibular da Fuvest
O Prof. Dr. Mauro Bertotti, coordenador do grupo que elaborou a proposta das mudanças, veio ao Cursinho da Poli apresentar o novo formato da Fuvest
Para sanar as dúvidas dos alunos sobre as mudanças da Fuvest, o Cursinho da Poli trouxe à unidade Lapa no dia 24 de abril de 2009 o Prof. Dr. Mauro Bertotti, docente da USP e coordenador do grupo que elaborou as alterações no formato do maior vestibular do país.
Após uma rápida apresentação sobre a Universidade de São Paulo, o professor explicou que as mudanças propostas foram sugeridas com o intuito de tornar o processo seletivo menos conteudista e mais voltado à avaliação das habilidades e do raciocínio do candidato na resolução de problemas.
Mauro explicou que o atual vestibular tem de fato a capacidade de selecionar os alunos com base no conteúdo exigido no Ensino Médio. No entanto, o professor mostrou, por meio de gráficos, que os alunos de melhor desempenho no processo seletivo não apresentam necessariamente os melhores resultados durante o curso.
Segundo o professor, a USP procura alunos capazes de conjugar a "inteligência cristalizada" (habilidade por meio de práticas assimiladas) à "inteligência fluida" (habilidade cuja ferramenta é o raciocínio), e o novo formato da prova deverá selecionar os alunos com tais características.
No final da palestra, os estudantes do Cursinho da Poli puderam perguntar diretamente ao Prof. Dr. Mauro Bertotti de que forma essas importantes alterações no formato do vestibular da USP vão influenciar seu desempenho na hora da prova.
|